A live vai esclarecer a proposta do ministro Renan Filho de tornar opcional o uso de autoescolas para tirar a CNH. Especialistas vão debater os impactos no setor, os possíveis caminhos para empreendedores e como se preparar para as mudanças.
Será uma conversa urgente e esclarecedora sobre a recente declaração do ministro dos Transportes, Renan Filho, feita no dia 29 de julho de 2025. Ele anunciou que o governo estuda tornar facultativa a obrigatoriedade das aulas em autoescolas para obtenção da CNH, com o objetivo de reduzir os custos do processo, que atualmente variam entre R$ 3.000 e R$ 4.000.
Essa proposta gerou preocupação e incerteza no setor de formação de condutores, levantando dúvidas sobre o futuro das autoescolas, possíveis mudanças no modelo de negócio e impactos diretos para empresários e instrutores.
Na live, especialistas vão discutir:
O que muda de fato com essa proposta
Como o setor pode se adaptar
O que esperar do governo nos próximos passos
Estratégias para enfrentar essa possível transição
O objetivo é trazer clareza, orientação e estratégias práticas para quem atua no segmento de autoescolas diante dessa possível transformação do mercado.

Alinhe seus processos para aumentar matrículas e reduzir custos operacionais.

Conecte-se com donos de CFCs e descubra as novas tendências do mercado.

Receba dicas práticas de pessoas que estão na gestão e vendas de CFCs.
Quais são os erros comuns ao implementar soluções de IA no atendimento ao cliente da sua autoescola.
As métricas que indicam se sua estratégia de atendimento automatizado está funcionando.
Como saber se a sua autoescola está pronta para adotar inteligência artificial.
Quais são as ferramentas mais indicadas para otimizar vendas e atendimento no mercado de educação do trânsito.
Com ampla experiência na área de trânsito, atua desde 1996 como Diretor de Conteúdo da Tecnodata Educacional, sendo coautor de todas as suas publicações. Também exerce, desde 2005, a função de Diretor e Consultor Técnico do Portal do Trânsito, além de ser sócio-fundador e Diretor Executivo (voluntário) do Instituto Prevenir desde 2007.
Em 2012, ocupou o cargo de Diretor de Educação na Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (SETRAN). É coordenador de projetos relevantes, como “Salvando Vidas no Trânsito”, do Rotary Club de Curitiba Centro, e da Câmara Setorial de Trânsito da Associação Comercial do Paraná.
Ao longo de sua carreira, proferiu mais de 1.500 palestras e contribuiu para a formação de mais de 5.000 professores em projetos educacionais promovidos em parceria com Detrans e prefeituras de todo o Brasil.
É formada em Direito, com graduações também em Gestão e Educação em Trânsito e Transporte e Tecnologia em Gestão Pública, reunindo conhecimentos que integram as áreas jurídica, educacional e administrativa.
Acumulou experiência prática até 2017 como sócia-proprietária, diretora e instrutora em Centros de Formação de Condutores (CFCs), atuando em todas as categorias.
Especialista na formação de condutores, combina visão nacional do setor, experiência de campo e atuação como pesquisadora, sendo uma referência na gestão e qualificação de autoescolas.
Cecilane Rosa é proprietária do Centro de Formação de Condutores Florença, localizado em Campina Grande do Sul – PR, onde também exerce a função de Diretora de Ensino.
É formada em Psicopedagogia, o que contribui para uma atuação mais eficaz na formação de condutores, unindo conhecimento técnico e abordagem educacional especializada.